Consumir ou não consumir?

15:07


Olá meninas, tudo bem? Esses dias eu estava vasculhando o Facebook e vi o compartilhamento de uma amiga que falava de uma blogueira que se desafiou a viver por um ano com 50 peças de roupas. Como assim? É possível? Pensei na hora. Ok, assunto esquecido.
Ai ontem uma colega do grupo Fizzo (se você não entrou ainda, não sabe o que ta perdendo miga), pediu doações de roupas e brinquedos para levar para um orfanato. Como tinha um tempo livre e muito tempo que não arrumava a zona que eu chamo de armário, fui lá organizar "ascoisa".

Tirei muitas roupas, depois voltei e tirei todas aquelas que eu estava guardando pq um dia eu ia fazer algo com elas, customizar, ALGUMA coisa eu ia fazer. Na verdade, eu não ia fazer nada nunca e elas iam continuar ali, pq a verdade é essa, a gente se apaga demais e sempre arruma um motivo para não DESAPEGAR. Tirei toooooooooodas. Separei pra doação e quero entregar ainda essa semana.

Desapegar é ótimo, aquilo que a gente não usa, sempre serve para alguém. Até pq, a maioria das roupas que não usamos mais, estão em bom estado, nós só não usamos mais. Doar, trocar, vender tem se tornado tão comum e tão saudável quando feito com consciência. É gente, pq tem muita gente que quer dar uma de esperta e anuncia "desapegos" por preço de promoção em loja ou querendo vender roupas que já não servem mesmo pro uso. Assim não dá.

Consumo consciente não quer dizer que você não possa comprar ou que comprar seja errado, Não. Consumir conscientemente é um ato muito importante. Através do consumo consciente você valoriza o seu dinheiro, valoriza a matéria prima e mão de obra brasileira (isso é muito importante!) você começa a dar importância para o processo e materiais de fabricação daquilo que você compra, valoriza empresas que se preocupam com o meio ambiente, com outros seres, com o produto que fabricam e não apenas no dinheiro. Se você for parar pra pensar a fundo, vai ver o quanto é importante. Então você pode consumir, mas saiba o que esta comprando e o impacto disso na sua vida e nas vidas alheias.

Um exemplo bem simples e que todo mundo conhece (eu já comprei. Não compro mais). Quem nunca abriu a pagina do Aliexpress e colocou um milhão de coisas no carrinho? Aquele precinho é tentador né? Pois é, mas você já parou pra pensar em como aquelas peças são feitas para serem tão baratas? Quanto um trabalhador ganha pela produção? Na internet tem muitos relatos, reportagens, vídeos e afins sobre trabalho escravo e exploração infantil na industria da moda chinesa e também na brasileira, é bom lembrar. Ou seja, aquelas roupas que fazem nossos olhos brilharem de alegria fazem os olhos de outras pessoas brilharem de lágrimas e dor.

Então minha gente, o segredo é saber o que está comprando. Agregue valor as suas compras e dê valor ao money que você trabalhou o mês inteirinho pra ganhar. Desapegue, reutilize, transforme, doe e seja consciente. Faça as contas, você vai ver que compensa.

Ah, mas e a Fizzo? Como fica? A Fizzo é uma micro empresa com mão de obra 100% brasileira  além disso, só produzimos aquilo que vamos vender e ainda reutilizamos o que sobre de retalhos para duas coisas super bacanas. A primeira é o envio de retalhos de alguns tipos de tecido para uma cooperativa de mulheres no interior do Goiás onde elas fazem artesanatos lindos e garantem o sustendo da família. O segundo é um um projeto que criamos onde são produzidos lacinhos para pets e o lucro arrecadado com a venda dessas lacinhos vai para abrigos que cuidam de animais abandonados. A venda dos lacinhos começa no dia 15/12  e eu conto com a participação de todas hein?! <3.

Só isso faz da Fizzo uma empresa consciente? Sim e não. Sim pq estamos preocupados com o futuro do nosso planta e isso já é importante. Já fazemos algumas coisas boas mas isso é um processo que está sempre em crescimento. Sempre podemos adotar atitudes e hábitos que agreguem valor a causa e isso é um processo que a Fizzo vai buscar sempre. 

Aqui tem uma listinha de coisas legais coisas para fazer para praticar o consumo consciente.

Se você tem sugestões, críticas, idéias e afins, é só falar. São sempre, sempre e sempre super bem vindas. 

Bom meus amores, é isso. Eu espero que tenham gostado e que reflitam sobre. Ah, aproveita a época do Natal pra doar aquelas peças que você não usa mais pra quem precisa <3


Você também poderá gostar de:

0 comentários

Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog